ISSN: 1679-4427 | On-line: 1984-980X

Revista de Saúde Mental e Subjetividade, Barbacena: UNIPAC - Volume 16 Número 30 - Jul/Dez 2024

Editorial


Editorial

Eloisa Aparecida de Castro

SEÇÃO OPINIÃO


Artigos


O espaço disciplinar e a docilização dos corpos: menores capturados pelo discurso

Helder Rodrigues Pereira2; Geovana de Paula Paiva3; Paola Vidigal Scolari4; Teresa Cristina Mendes5

As instituições sociais têm um poder delineador de bordas. Assim elas fazem para que possam conter em si mesmas o principal objeto de sua constituição. Esforçam-se, pois, para manter em seus limites alguns dos desejos humanos: conhecimento, sexualidade, transcendência. Além dessas, há as instituições corretivas que, sob coerção, limitam a liberdade e encerram o sujeito sob regras rígidas de controle de suas condutas. São instituições que reduzem o sujeito a objeto de regras, uniformizando-o e declarando-o inadequado para o convívio da sociedade. Algumas dessas instituições, sustentadas pelo discurso ideológico da periculosidade das classes sociais empobrecidas, dedicaram-se a encarcerar menores a fim de reinseri-los, após um longo processo punitivo e pedagógico, na mesma sociedade que os excluiu.

Palavras-chave Menoridade, instituição, transgressão, discurso.

Social institutions have a borderline delineating power. They do so in order to contain within themselves the main object of their constitution. They strive, therefore, to keep within their limits some of the human desires: knowledge, sexuality, transcendence. Besides these, there are the corrective institutions which, undercoercion, limit freedom and enclose the subject under strict rules to control his behaviour. They are institutions which reduce the subject to the object of rules, making him uniform and declaring him inadequate for living in society. Some of these institutions, supported by the ideological discourse of the dangerous nature of the impoverished social classes, are dedicated to imprisoning minors in order to reinsert them, after a long punitive and pedagogical process, in the same society that excluded them.

Keywords Minority, institution, transgression, discourse.

Las instituciones sociales tienen un poder delimitador. Lo hacen para contener en sí mismos el objeto principal de su constitución. Se esfuerzan, pues, por mantener dentro de sus límites algunos de los deseos humanos: el conocimiento, la sexualidad, la trascendencia. Además de éstas, están las instituciones correctivas que, bajo coacción, limitan la libertad y encierran al sujeto bajo reglas estrictas para controlar su comportamiento. Son instituciones que reducen al sujeto a objeto de reglas, uniformándolo y declarándolo inadecuado para vivir en sociedad. Algunas de estas instituciones, apoyadas en el discurso ideológico de la peligrosidad de las clases sociales empobrecidas, se dedican a encarcelar a menores para reinsertarlos, tras un largo proceso punitivo y pedagógico, en lamisma sociedad que los excluyó.

Palabras clave Minoría, institución, transgresión, discurso.

O presente estudo tem como objetivo descrever o percurso histórico da criação de serviços no município de Barbacena visando concretizar o processo de desinstitucionalização dos pacientes internados e o fechamento de leitos e hospitais psiquiátricos com o enfoque no período de 1988 a 2022. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica e documental e de entrevistas com profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Constatou-se que a implantação de serviços foi possível a partir de alterações nas legislações vigentes, dos esforços dos trabalhadores, do planejamento e financiamento para implementação da RAPS. Destaca-se que tal implementação foi de suma importância para a desinstitucionalização, mas ainda há o desafio de efetivar o processo, visto que há 32 moradores que vivem nos Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.

Palavras-chave Sistema Único de Saúde, serviços de saúde mental, desinstitucionalização.

The present study aims to describe the historical path of the creation of services in the municipality of Barbacena, aiming to implement the process of deinstitutionalization of hospitalized patients and the closure of beds and psychiatric hospitals with a focus on the period from 1988 to 2022. This is a qualitative research carried out through the collection of documents and interviews with professionals from the Psychosocial Care Network (RAPS). It was found that the implementation of services was possible due to changes in current legislation, the efforts of workers, planning and financing for the implementation of RAPS. It is noteworthy that such implementation was extremely important for deinstitutionalization, but there is still the challenge of carrying out the process, as there are 32 residents living in the Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.

Keywords Brazilian Unified Health System, mental health services, deinstitutionalization.

El presente estudio tiene como objetivo describir la trayectoria histórica de la creación de servicios en el municipio de Barbacena, con el objetivo de implementar el proceso de desinstitucionalización de pacientes hospitalizados y cierre de camas y hospitales psiquiátricos con un enfoque en el período de 1988 a 2022. Es una investigación cualitativa realizada a través de la recopilación de documentos y entrevistas a profesionales de la Red de Atención Psicosocial (RAPS). Se encontró que la implementación de los servicios fue posible gracias a los cambios en la legislación vigente, el esfuerzo de los trabajadores, la planificación y el financiamiento para la implementación del RAPS. Es de destacar que dicha implementación fue sumamente importante para la desinstitucionalización, pero aún queda el desafío de llevar a cabo el proceso, ya que en el Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena viven 32 residentes.

Palabras clave Sistema Único de Salud, servicios de salud mental, desinstitucionalización.

Este estudo visa fornecer uma visão abrangente sobre a organização e os processos de articulação do cuidado da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município de Limoeiro-PE, sede da 2ª Gerência Regional de Saúde. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, realizado em forma de estudo de caso qualitativo. Os resultados evidenciaram que a estrutura insuficiente da RAPS e a articulação restringida dos dispositivos e dos fluxos intra e intermunicipais constituem-se em limitantes para o desenvolvimento do cuidado integral e longitudinal em saúde mental nesta região de saúde. O diagnóstico realizado poderá subsidiar o aprimoramento do planejamento governamental acerca do sistema de saúde mental de Limoeiro possibilitando que pesquisas futuras possam aprofundar as análises realizadas.

Palavras-chave Serviços de saúde mental, Rede de Atenção Psicossocial, necessidades e demandas de serviços de saúde, fluxo de trabalho, intersetorialidade.

This study aims to provide a comprehensive view of the organization and processes of articulation of care in the Psychosocial Care Network (RAPS) of the municipality of Limoeiro-PE, headquarters of the 2nd Regional Health Management. This is a descriptive and exploratory study, carried out in the form of a qualitative case study. The results showed that the insufficient structure of the RAPS and the restricted articulation of intra and intermunicipal devices and flows constitute limitations for the development of comprehensive and longitudinal mental health care in this health region. The diagnosis carried out may subsidize the improvement of government planning about the mental health system of Limoeiro, enabling future research to deepen the analyses carried out.

Keywords Mental health services, Psychosocial Care Network, health service needs and demands, workflow, intersectorality.

Este estudio tiene como objetivo proporcionar una visión integral de la organización y los procesos de articulación de la atención en la Red de Atención Psicosocial (RAPS) del municipio de Limoeiro-PE, sede de la 2ª Gerencia Regional de Salud. Se trata de un estudio descriptivo y exploratorio, realizado en forma de estudio de caso cualitativo. Los resultados mostraron que la insuficiente estructura de los RAPS y la restringida articulación de dispositivos y flujos intra e intermunicipales constituyen limitaciones para el desarrollo de la atención integral y longitudinal en salud mental en esta región de salud. El diagnóstico realizado puede subvencionar la mejora de la planificación gubernamental sobre el sistema de salud mental de Limoeiro, lo que permitirá futuras investigaciones para profundizar en los análisis realizados.

Palabras clave Servicios de salud mental, Red de Atención Psicosocial, necesidades y demandas de servicios de salud, flujo de trabajo, intersectorialidad.

Ansiedade e depressão em familiares de pessoas que vieram a óbito por Covid-19

Maria Janileila da Silva Cordeiro1; Roberlândia Evangelista Lopes Ávila2; Jorge Samuel de Sousa Teixeira3; Leidiane Carvalho de Aguiar4; Francisca Alanny Rocha Aguiar5; Lyrlanda Maria Cavalcante de Almeida6

Analisou-se a presença de depressão e ansiedade em familiares de pacientes que vieram a óbito por Covid-19 no município de Sobral. Estudo do tipo descritivo correlacional com delineamento transversal, realizado com 100 familiares de vítimas da Covid-19. A coleta de dados ocorreu durante os meses de janeiro a setembro de 2022. Foram utilizados dois questionários: GAD-7 e PHQ-9. Os dados foram analisados mediante estatística no software Excel (2013), for Windows™, utilizando-se o programa Stata/SE versão 10.0. Quanto à presença de transtorno mental, 88% apresentaram sintomas positivos. Além disso, 24% manifestaram episódio depressivo grave e 29% apresentaram episódio de ansiedade, 19% transtorno depressivo moderado e 16% transtorno depressivo leve. O estudo suscita reflexões sobre a necessidade de políticas públicas de saúde mental que envolvam intervenções efetivas.

Palavras-chave Covid-19, saúde mental, familiares, ansiedade, depressão.

The presence of depression and anxiety in family members of patients who died from Covid-19 in the municipality of Sobral was analyzed. Descriptive correlational study with a cross-sectional design, carried out with 100 family members of Covid-19 victims. Data collection took place from January to September 2022. Two questionnaires were used: GAD-7 and PHQ-9. The data were analyzed using statistics in the software Excel (2013), for Windows®, using the Stata/SE version 10.0 program. Regarding the presence of mental disorder, 88% showed positive symptoms. Furthermore, 24% had a severe depressive episode and 29% had an episode of anxiety, 19% had a moderate depressive disorder and 16% had a mild depressive disorder. The study raises reflections on the need for public mental health policies that involve effective interventions.

Keywords Covid-19, mental health, family members, anxiety, depression.

Se analizó la presencia de depresión y ansiedad en familiares de pacientes fallecidos por Covid-19 en el municipio de Sobral. Estudio descriptivo correlacional con diseño transversal, realizado con 100 familiares de víctimas de Covid-19. La recolección de datos se realizó de enero a septiembre de 2022. Se utilizaron dos cuestionarios: GAD-7 y PHQ-9. Los datos fueron analizados mediante estadística en el software Excel (2013), para Windows®, utilizando el programa Stata/SE versión 10.0. En cuanto a la presencia de trastorno mental, el 88% presentó síntomas positivos. Además, el 24% tuvo un episodio depresivo severo y el 29% tuvo un episodio de ansiedad, el 19% tuvo un trastorno depresivo moderado y el 16% tuvo un trastorno depresivo leve. El estudio plantea reflexiones sobre la necesidad de políticas públicas de salud mental que impliquen intervenciones efectivas.

Palabras clave Covid-19, salud mental, parientes, ansiedad, depresión.

O artigo analisou o perfil dos sujeitos que cometeram suicídio de 2000 a 2013, na região do meio oeste catarinense. Os dados foram obtidos no Instituto Médico Legal (IML), Santa Catarina. A microrregião analisada tem índices significativos de mortes voluntárias, o que motivou a estudar tal fenômeno social a partir da perspectiva comparativa/funcionalista da sociologia de Durkheim. Na abordagem durkheimiana, o suicídio apresenta múltiplas variáveis a depender do contexto social dos indivíduos; de modo que para estudá-lo e descrevê-lo como tal, é preciso buscar os fatores externos (para além das questões fisiológicas, biológicas e genéticas), que incidem objetivamente sobre os indivíduos. A pesquisa evidenciou que os municípios analisados apresentam prevalências elevadas de suicídios e com perfis anualmente distintos.

Palavras-chave Suicídio, fato social, integração social.

The article analyzed the profile of subjects who committed suicide from 2000 to 2013, in the Midwest region of Santa Catarina. The data were obtained from the Legal Medical Institute (IML), Santa Catarina. The microregion analyzed has significant rates of voluntary deaths, which motivated us to study this social phenomenon from the comparative/functionalist perspective of Durkheim's sociology. In the Durkheimian approach, suicide presents multiple variables depending on the individuals' social context; so that to study it and describe it as such, it is necessary to look for external factors (in addition to physiological, biological and genetic issues), which objectively affect individuals. The research showed that the municipalities analyzed have high prevalence of suicides and with annually different profiles.

Keywords Suicide, social fact, social integration.

El artículo analizó el perfil de los sujetos que se suicidaron entre 2000 y 2013, en la región Centro Oeste de Santa Catarina. Los datos fueron obtenidos del Instituto Médico Legal (IML), de Santa Catarina. La microrregión analizada presenta importantes tasas de muertes voluntarias, lo que motivó a estudiar este fenómeno social desde la perspectiva comparativa/funcionalista de la sociología de Durkheim. En el enfoque durkheimiano, el suicidio presenta múltiples variables dependiendo del contexto social de los individuos; de modo que para estudiarlo y describirlo como tal, es necesario buscar factores externos (además de cuestiones fisiológicas, biológicas y genéticas), que afectan objetivamente a los individuos. La investigación mostró que los municipios analizados tienen alta prevalencia de suicidios y con perfiles diferentes anualmente.

Palabras clave Suicidio, hecho social, integración social.

Produções brasileiras sobre o plantão psicológico (2010-2021): revisão sistemática

Ketruin Werlene Nogueira Alves1; João Antônio Costa Aguiar2; João Carlos Nóbrega Ramos3; Emanuel Meireles Vieira4; Lucas Sousa Freitas5; Paulo Coelho Castelo Branco6

Realizou-se uma revisão sistemática das publicações brasileiras sobre o plantão psicológico, entre 2010-2021. Trinta e cinco estudos foram analisados a partir das categorias: base de dados; ano; periódico; autores; filiação; tipo de estudo; fundamento teórico; tema e contexto de atuação. Os resultados indicam: irregularidade temporal nas produções; predominância de publicações em dois periódicos; prevalência de artigos realizados em duplas; maioria de produções advindas de autores com incursões pontuais; hegemonia de textos vinculados à instituições públicas; maioria de filiações na região Sudeste; relatos de experiência e produções teóricas como mais recorrentes; ACP e Fenomenologia-Existencial como fundamentações mais incidentes; concentração de temas relacionados à universidade. Conclui-se que esta revisão descreve um panorama geral-atual sobre o plantão.

Palavras-chave Aconselhamento, plantão psicológico, psicologia humanista, psicoterapia, revisão sistemática.

A systematic review of brazilian publications on psychological duty was carried out between 2010-2021. Thirty-five essays were analyzed from the categories: database; year; periodical; authors; affiliation; kind of study; theoretical foundation; theme and context of action. The results indicate: temporal irregularity in the writings; publications predominance in two journals; articles' prevalence performed in pairs; most writings come from authors with occasional incursions; texts' hegemony linked to public institutions; affiliations' majority in the Southeast region; experience reports and theoretical writings as the most recurrent; PCA and Existential-Phenomenology as more incident foundations; concentration of themes university related. It is concluded that this review describes a psychological duty current overview.

Keywords Counseling, psychological duty, humanistic psychology, psychotherapy, sistematic review.

Se realizó una revisión sistemática de publicaciones brasileñas sobre el deber psicológico entre 2010-2021. Trinta y cinco estudios fueron analizados a partir de las categorías: base de datos; año; periódico; autores; afiliación; tipo de estudio; fundamento teórico; tema y contexto de la acción. Los resultados indican: irregularidad temporal en las producciones; predominio de publicaciones en dos revistas; prevalencia de artículos realizados en parejas; producciones mayoritarias de autores con incursiones puntuales; hegemonía de textos vinculados a instituciones públicas; mayoría de afiliaciones en la región Sudeste; informes de experiencia y producciones teóricas como las más recurrentes; ECP y la Fenomenología Existencial como fundamentos más incidentes; concentración de temas relacionados con la universidad. Se concluye que esta revisión describe una visión general actual del cambio.

Palabras clave Asesoramiento, guardia psicológica, psicología humanística, psicoterapia, revisión sistemática.

O presente artigo tem como objetivo caracterizar o público atendido no estágio em psicodiagnóstico de um serviço-escola de Psicologia localizado na cidade de Barbacena - MG. Para tanto, foram analisados 44 prontuários de avaliações psicológicas conduzidas durante os anos de 2016 a 2019. Os dados mostraram que a maioria dos pacientes atendidos era composta por crianças do sexo masculino (59,1%). A maior parte dos psicodiagnósticos foi conduzida utilizando-se de três testes/instrumentos psicológicos (38,2%), sendo que os mais utilizados foram o WISC, a ESI e o TDE. Dentre as diversas queixas atendidas, a dificuldade escolar/problemas de aprendizagem (52,3%) foi seguida por desatenção e hiperatividade (22,7%). Ressalta-se a importância deste tipo de caracterização, uma vez que permite a compreensão do perfil dos pacientes que utilizam dos serviços oferecidos nestes espaços.

Palavras-chave Serviço-escola, psicodiagnóstico, caracterização.

This article aims to characterize the public served in the psychodiagnostic process in a Psychology school service located in the city of Barbacena - MG. For this purpose, 44 records of psychological evaluations carried out between 2016 and 2019 were analyzed. The data showed that the majority of patients attended were male children (59.1%). The majority of psychodiagnoses were carried out using three psychological tests/instruments (38.2%), with the most used being WISC, ESI and TDE. Among the various issues addressed, school difficulties/learning problems (52.3%) were followed by lack of attention and hyperactivity (22.7%). The importance of this type of characterization stands out, as it allows us to understand the profile of patients who use the services offered in these spaces.

Keywords School service, psychodiagnosis, description.

Este artículo tienen como objetivo caracterizar al público atendido en la pasantía de psicodiagnóstico en un servicio de escuela de Psicología ubicada en la ciudad de Barbacena - MG. Para ello, se analizaron 44 registros de evaluaciones psicológicas realizadas entre 2016 y 2019. Los datos mostraron que la mayoría de los pacientes atendidos fueron niños varones (59,1%). La mayoría de los psicodiagnósticos se realizaron mediante tres pruebas/instrumentos psicológicos (38,2%), siendo los más utilizados el WISC, el ESI y el TDE. Entre las diversas quejas abordadas, las dificultades escolares/problemas de aprendizaje (52,3%) fueron seguidas por la falta de atención y la hiperactividad (22,7%). Se destaca la importancia de este tipo de caracterizaciones, ya que permite conocer el perfil de los pacientes que utilizan los servicios ofrecidos en estos espacios.

Palabras clave Servicio escolar, psicodiagnóstico, descripción.

A presente pesquisa objetivou: analisar os fatores de risco relacionados à saúde mental e estratégias de enfrentamento de estudantes de psicologia. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e do tipo descritiva, que foi realizada com 10 estudantes do último ano do curso de Psicologia. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que os fatores de risco relacionados à saúde mental envolvem aspectos externos e internos, tais como: infraestrutura das instituições, distribuição e organização da carga horária do curso, não consideração do aluno como um ser que possui diversos papeis sociais, escassez de atividades de promoção da saúde mental, autocobrança, pouca utilização de estratégias de enfrentamento e o desequilíbrio no ritmo pessoal. Por fim, a principal estratégia de enfrentamento indicada pelos participantes foi a terapia.

Palavras-chave Fatores de Risco, estratégias de enfrentamento, graduandos, psicologia, saúde mental.

The present research aimed to: analyze the risk factors related to mental health and coping strategies of psychology students. This is field research with a qualitative and descriptive approach, which was carried out with 10 students in their final year of the Psychology course. At the end of the research, it was possible to realize that the risk factors related to mental health involve external and internal aspects, such as: infrastructure of institutions, distribution and organization of course hours, failure to consider the student as a being who has different roles social issues, lack of activities to promote mental health, self-demand, little use of coping strategies and imbalance in personal rhythm. Finally, the main coping strategy indicated by the participants was therapy.

Keywords Risk factors, coping strategies, undergraduates, psychology, mental health.

La presente investigación tuvo como objetivo: analizar los factores de riesgo relacionados con la salud mental y las estrategias de enfrentamiento de los estudiantes de psicología. Se trata de una investigación de campo con enfoque cualitativo y descriptivo, la cual se realizó con 10 estudiantes del último año de la carrera de Psicología. Al final de la investigación, se pudo dar cuenta que los factores de riesgo relacionados con la salud mental involucran aspectos externos e internos, tales como: infraestructura de las instituciones, distribución y organización de las horas de estudio, no considerar al estudiante como un ser que tiene roles diferentes, cuestiones sociales, falta de actividades para promover la salud mental, autoexigencia, poco uso de estrategias de enfrentamiento y desequilibrio en el ritmo personal. Finalmente, la principal estrategia de enfrentamiento indicada por los participantes fue la terapia.

Palabras clave Factores de riesgo, estrategias de enfrentamiento, estudiantes universitarios, psicología, salud mental.

Estudantes universitários são considerados público vulnerável em termos de saúde mental, tornando necessárias políticas de assistência estudantil. Contudo, à exemplo do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), tais políticas são mais frequentes no âmbito das instituições públicas, principalmente federais. O presente artigo pesquisou a política de assistência estudantil de saúde mental em uma universidade municipal e híbrida (pública, mas com cobrança de mensalidades), a Universidade de Taubaté (UNITAU). Para tanto, realizou-se um estudo de caso, utilizando a pesquisa documental como principal fonte de coleta de dados. Conclui-se que a referida política se inicia com o atendimento emergencial de crises emocionais, em 2014, posteriormente ampliada para a prevenção e promoção de saúde mental a partir da educação em saúde.

Palavras-chave Saúde mental, estudantes universitários, política de assistência estudantil, interdisciplinaridade, Universidade de Taubaté.

University students are considered vulnerable in terms of mental health, making student assistance policies necessary. However, like the National Student Assistance Plan (PNAES), in Brazil such policies are more frequent within the scope of public institutions, mainly federal ones. This article researched the mental health student assistance policy at a municipal and hybrid university (public, but with monthly fees), the University of Taubaté (UNITAU). To this end, a case study was carried out, using documentary research as the main source of data collection. It is concluded that the aforementioned policy began with emergency care for emotional crises, in 2014, and was later expanded to the prevention and promotion of mental health through health education.

Keywords Mental health, university students, student assistance policy, interdisciplinarity, University of Taubaté.

Los estudiantes universitarios son considerados vulnerables en términos de salud mental, lo que hace necesarias políticas de asistencia al estudiante. Sin embargo, al igual que el Plan Nacional de Atención al Estudiante (PNAES), em Brasil tales políticas son más frecuentes en el ámbito de las instituciones públicas, principalmente federales. Este artículo investigó la política de atención a estudiantes de salud mental en una universidad municipal e híbrida (pública, pero con cuotas mensuales), la Universidad de Taubaté (UNITAU). Para ello se realizó un estudio de caso, utilizando la investigación documental como principal fuente de recolección de datos. Se concluye que la política antes mencionada inició con la atención de emergencia a crisis emocionales, en el año 2014, y luego se amplió a la prevención y promoción de la salud mental a través de la educación para la salud.

Palabras clave Salud mental, estudiantes universitarios, política de asistencia al estudiante, interdisciplinariedad, Universidad de Taubaté.

Intervenções para a promoção da saúde mental de universitários

Angellica Fernandes de Oliveira1; Samira Reschetti Marcon2; Moisés Kogien3; Marina Nolli Bittencourt4; Larissa de Almeida Rezio5

OBJETIVO: Mapear as evidências sobre intervenções de promoção da saúde mental em universitários.
MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de escopo orientada pelas diretrizes do Joanna Briggs Institute e realizada em oito repositórios distintos. Foram selecionados e analisados materiais bibliográficos que apresentaram intervenções para a promoção da saúde mental de universitários.
RESULTADOS: 19 materiais bibliográficos atenderam aos critérios de elegibilidade. Vários construtos foram avaliados durante as intervenções, onde a maioria não realizou intervenções considerando as peculiaridades de cada momento para este universitário e não abordou na sua fundamentação uma teoria.
CONCLUSÕES: Ainda há uma escassez de estudos que abordem esse tipo de intervenção. Evidencia-se a necessidade de se elaborar novas propostas de intervenções de promoção para a saúde mental de universitários.

Palavras-chave Estudos de intervenção, promoção da saúde, saúde mental.

OBJECTIVE: Map the evidence on interventions to promote mental health in university students.
METHODS: This is a scope review guided by the guidelines of the Joanna Briggs Institute and carried out in two different repositories. Bibliographical materials were selected and analyzed that presented interventions to promote the mental health of university students.
RESULTS: 19 bibliographical materials met the eligibility criteria. Several constructs were evaluated during the interventions, where the majority did not carry out interventions considering the peculiarities of each moment for this university student and did not address a theory in its foundation.
CONCLUSIONS: There is a lack of studies that address this type of intervention. The need to develop new proposals for interventions to promote the mental health of university students is evident.

Keywords Intervention studies, health promotion, mental health.

OBJETIVO: Mapear la evidencia sobre intervenciones para promover la salud mental en estudiantes universitarios.
MÉTODOS: Se trata de una revisión de alcance guiada por los lineamientos del Instituto Joanna Briggs y realizada en dos repositorios diferentes. Se seleccionaron y analizaron materiales bibliográficos que presentaban intervenciones para promover la salud mental de estudiantes universitarios.
RESULTADOS: 19 materiales bibliográficos cumplieron con los criterios de elegibilidad. Durante las intervenciones se evaluaron varios constructos, donde la mayoría no realizó intervenciones considerando las peculiaridades de cada momento de este estudiante universitario y no abordó una teoría en su fundamentación.
CONCLUSIONES: Faltan estudios que aborden este tipo de intervención. Es evidente la necesidad de desarrollar nuevas propuestas de intervenciones para promover la salud mental de los estudiantes universitarios.

Palabras clave Estudios de intervención, promoción de la salud, salud mental.

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