ISSN: 1679-4427 | On-line: 1984-980X

Revista de Saúde Mental e Subjetividade, Barbacena: UNIPAC - Volume 17 Número 31 - Jan/Jun 2025

Editorial


Editorial

Eloisa Aparecida de Castro

Artigos


"Diário de um Louco", escrito no outono de 1834 por Nicolai V. Gogol (1809-1852), encontra-se no cenário histórico e cultural analisado por Michel Foucault (1926-1984) na obra "História da Loucura na Idade Clássica" (1972), caracterizado o ensejo da loucura enquanto agente de exclusão. No texto de Gogol, identifica-se o processo de adoecimento psíquico de Axenty Ivanovitch Poprishchin, em especial, a suspeita no desenvolvimento da Esquizofrenia. O texto do autor russo se mostra uma importante ferramenta para a discussão das subjetividades humanas, em especial, na contribuição do debate normal-patológico para o movimento antimanicomial, oferecendo-se como estratégia metológica para discussão em sala de aula com alunos dos cursos de Psicologia e Medicina.

Palavras-chave Nicolai Gogol, Movimento Antimanicomial, Debate normal-patológico.

"Diary of a Madman", written in the autumn of 1834 by Nicolai V. Gogol (1809-1852), is set in the historical and cultural context analyzed by Michel Foucault (1926-1984) in his work "History of Madness in the Classical Age" (1972), characterizing the opportunity for madness as an agent of exclusion. In Gogol's text, the process of mental illness of Axenty Ivanovitch Poprishchin is identified, in particular, the suspicion of the development of Schizophrenia. The text by the Russian author proves to be an important tool for the discussion of human subjectivities, especially in the contribution of the normal-pathological debate to the anti-asylum movement, offering itself as a methodological strategy for classroom discussion with students of Psychology and Medicine courses.

Keywords Nicolai Gogol, anti-asylum movement, normal-pathological debate.

"Diario de un loco", escrito en el otoño de 1834 por Nicolai V. Gogol (1809-1852), se encuentra en el escenario histórico y cultural analizado por Michel Foucault (1926-1984) en la obra "Historia de la locura en el Edad Clásica" (1972), caracterizó la oportunidad de la locura como un agente de exclusión. En el texto de Gogol se identifica el proceso de la enfermedad mental de Axenty Ivanovitch Poprishchin, en particular, la sospecha del desarrollo de esquizofrenia. El texto del autor ruso resulta ser una herramienta importante para la discusión de las subjetividades humanas, en particular, en la contribución del debate normal-patológico al movimiento antiasilo, ofreciéndose como una estrategia metodológica para la discusión en el aula con estudiantes de las carreras de Psicología y Medicina.

Palabras clave Nicolai Gogol, movimiento antiasilo, debate normal-patológico.

Produção de vida e saúde mental em um centro de convivência e cultura: concepções e práticas de convivas

Fernanda Thayna Cruz da Costa1; Lannuzya Veríssimo e Oliveira2; Pétala Tuani de Cândido de Oliveira Salvador3; Ronald Davi Vieira da Silva4; Victória Priscilla Silva Francelino5

Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, que objetivou identificar as concepções e práticas dos Convivas sobre a produção de vida e saúde mental em um Centro de Convivência e Cultura. Os 14 participantes desta pesquisa, realizada entre janeiro e março de 2023, responderam a um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado, que foram analisados por estatística descritiva simples e análise de conteúdo, respectivamente. Três categorias emergiram: I - Arte, cultura e saúde mental; II - Promoção de vínculo, gestão compartilhada e saúde mental e III - (Re)xistência dos Centros de Convivência: dificuldades e potencialidades. Concluiu-se que a produção de saúde mental dá-se pela intersecção entre arte e cultura, além da criação de vínculo e gestão compartilhada. Todavia, as carências estruturais e fragilidades da RAPS são entraves para o serviço.

Palavras-chave Saúde mental, arte, cultura popular, conhecimento, serviços comunitários de saúde mental.

This is a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, aimed at identifying the conceptions and practices of "Convivas" regarding life production and mental health in a Center for Coexistence and Culture. The 14 participants in this research, conducted between January and March 2023, completed a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview script, which were analyzed using simple descriptive statistics and content analysis, respectively. Three categories emerged: I - Art, Culture, and Mental Health; II - Promotion of bonds, shared management, and mental health and III - (Re)existence of Centers for Coexistence: challenges and potentialities. It is concluded that the production of life and mental health occurs through the intersection of art and culture, as well as through the creation of bonds and shared management. However, structural deficiencies pose obstacles to the service.

Keywords Mental health, art, popular culture, knowledge, community mental health services.

Se trata de un estudio descriptivo y exploratorio, con enfoque cualitativo, que tuvo como objetivo identificar las concepciones y prácticas de los convivas sobre la producción de vida y salud mental en un Centro de Convivencia y Cultura. Los 14 participantes de esta investigación, realizada entre enero y marzo de 2023, respondieron a un cuestionario sociodemográfico y a un guion de entrevista semiestructurada, los cuales fueron analizados respectivamente mediante estadísticas descriptivas simples y análisis de contenido. Surgieron tres categorías: I - Arte, Cultura y Salud Mental; II - Promoción de vínculos, gestión compartida y salud mental y III- (Re)xistencia de Centros de Convivencia: dificultades y potencialidades. Se concluye que la producción de vida y salud mental en el Centro de Convivencia y Cultura se realiza mediante la intersección entre arte y cultura, además de la creación de vínculos y gestión compartida. Sin embargo, las carencias estructurales constituyen obstáculos en el servicio de salud mental.

Palabras clave Salud mental, arte, cultura popular, conocimiento, servicios comunitarios de salud mental.

A comunicação interprofissional no matriciamento de saúde mental na atenção primária à saúde

Danyela dos Santos Lima1; Maristela Inês Osawa Vasconcelos2; Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto3; José Reginaldo Parente Feijão4; Karine da Silva Oliveira5

O presente artigo discute sobre o matriciamento enquanto método de gestão do cuidado em saúde mental, destacando as práticas colaborativas, em especial a comunicação interprofissional como base fundamental para o alcance de um trabalho interprofissional no matricamento de saúde mental na Atenção Primária à Saúde. É discutida a importância do cuidado colaborativo no compartilhamento de informações, decisões clínicas e troca de experiências, a fim de otimizar os recursos e aumentar o reconhecimento das necessidades de saúde próprias dos usuários e da população de cada território e serviço. Por fim, destaca-se a Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, que traz elementos teóricos da ação comunicativa para a interação e compreensão social através da construção de um consenso nas relações humanas e nas tomadas de decisão e garantia de processos democráticos.

Palavras-chave Saúde Mental, comunicação interprofissional, apoio matricial; Atenção Primária à Saúde, assistência em saúde mental.

This article discusses matrix support as a method of managing mental health care, highlighting collaborative practices, especially interprofessional communication as a fundamental basis for achieving interprofessional work in mental health matrix support in Primary Health Care. The importance of collaborative care in sharing information, clinical decisions and exchanging experiences is discussed, as well as optimizing resources and increasing recognition of the health needs of users and the population of each territory and service. Finally, we highlight Jürgen Habermas' Theory of Communicative Action, which brings theoretical elements of communicative action to social interaction and understanding by building consensus in human relations and decision-making and guaranteeing democratic processes.

Keywords Mental Health, interprofessional communication, matrix support, Primary Health Care, mental health care.

Este artículo aborda el apoyo matricial como método de gestión de la atención a la salud mental, destacando las prácticas colaborativas, especialmente la comunicación interprofesional como base fundamental para lograr el trabajo interprofesional en el apoyo matricial a la salud mental en Atención Primaria a la Salud. Se discute la importancia de la atención colaborativa para compartir información, decisiones clínicas e intercambiar experiencias, así como optimizar recursos y aumentar el reconocimiento de las necesidades de salud de los usuarios y de la población en cada territorio y servicio. Por último, destaca la Teoría de la Acción Comunicativa, de Jürgen Habermas, que aporta elementos teóricos de la acción comunicativa a la interacción y el entendimiento social a través de la búsqueda de consenso en las relaciones humanas y la toma de decisiones y garantiza los procesos democráticos.

Palabras clave Salud Mental, comunicación interprofesional, matriz de apoyo, Atención Primaria a la Salud, Atención a la Salud Mental.

Compreensões sobre saúde mental do povo tapuya kariri da Aldeia Gameleira - Ceará

Socorro Taynara Araújo Carvalho1; James Ferreira Moura Junior2; Antonio Ailton de Sousa Lima3; Francileuda Farrapo Portela e Vasconcelos4; Andrea Rufino da Silva5

Este estudo aborda as percepções de saúde mental do povo indígena Tapuya Kariri da Aldeia Gameleira, Ceará, utilizando uma metodologia de pesquisa-ação. A investigação incluiu uma roda de conversa com 20 adultos, cujos dados foram gravados, transcritos e analisados por meio da Análise do Conteúdo. As percepções se dividem em duas perspectivas principais: vivências de sofrimento psíquico, muitas vezes alinhadas à lógica biomédica, e compreensões ancestrais de saúde mental que enfatizam práticas tradicionais e comunitárias. A saúde, para os Tapuya Kariri, está fortemente conectada ao território, espiritualidade e sentido de comunidade, destacando a importância da relação com a terra e a vida coletiva como elementos fundamentais para a saúde dos povos indígenas.

Palavras-chave Saúde Mental, povos indígenas, Tapuya Kariri.

This study addresses the mental health perceptions of the Tapuya Kariri indigenous people from Aldeia Gameleira, Ceará, Brazil, using an action research methodology. The investigation included a conversation with 20 adults, whose data was recorded, transcribed and analyzed using Content Analysis. Perceptions are divided into two main perspectives: experiences of psychological suffering, often aligned with biomedical logic, and ancestral understandings of mental health that emphasize traditional and community practices. Health, for the Tapuya Kariri, is strongly connected to territory, spirituality and sense of community, highlighting the importance of the relationship with the land and collective life as fundamental elements for the health of indigenous peoples.

Keywords Mental health, indigenous people, Tapuya Kariri.

Este estudio aborda las percepciones de salud mental del pueblo indígena Tapuya Kariri de Aldeia Gameleira, Ceará, Brasil, utilizando una metodología de investigación-acción. La investigación incluyó una conversación con 20 adultos, cuyos datos fueron registrados, transcritos y analizados mediante Análisis de Contenido. Las percepciones se dividen en dos perspectivas principales: experiencias de sufrimiento psicológico, a menudo alineadas con la lógica biomédica, y comprensiones ancestrales de la salud mental que enfatizan las prácticas tradicionales y comunitarias. La salud, para los Tapuya Kariri, está fuertemente conectada con el territorio, la espiritualidad y el sentido de comunidad, destacando la importancia de la relación con la tierra y la vida colectiva como elementos fundamentales para la salud de los pueblos indígenas.

Palabras clave Salud Mental, pueblos indígenas, Tapuya Kariri.

A família cumpre importante papel para a assistência de pessoas com deficiência. Esta pesquisa documental caracteriza a participação e as práticas destinadas a famílias desempenhadas na Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais entre 1962 e 1971. Para tanto, foram coletados documentos administrativos, jurídicos e psicológicos, analisados em perspectiva histórica. Os resultados da análise foram organizados em: (a) a legislação sobre a educação do excepcional e (b) a participação das famílias no cotidiano da entidade. Espera-se que esta investigação permita compreender o envolvimento da família na assistência prestada ao excepcional, bem como identificar e caracterizar as práticas destinadas às famílias.

Palavras-chave História da Psicologia, práticas, família, pessoa excepcional

The family plays an important role in the assistance of people with disabilities. This documental research characterizes the participation and the practices for the families performed in the Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais between 1962 and 1971. Therefore, administrative, legal and psychological documents were collected and analyzed in an historical perspective. The results of the analysis were organized in: (a) the legislation on the education of the exceptional and (b) the participation of the families in the day-to-day activities of entity. This investigation contributes to understand the family's involvement in the assistance provided to the exceptional, as well as identify and characterize the practices for the families.

Keywords History of Psychology, practices, family, exceptional people.

La familia cumple un papel importante en la asistencia de personas con discapacidades. Esta investigación documental caracteriza la participación y las prácticas para las familias realizadas en la Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais entre 1962 y 1971. Para este fin, fueran colectados documentos administrativos, jurídicos y psicológicos, analizados desde una perspectiva histórica. Los resultados del análisis están organizados en: (a) la legislación sobre la educación de lo excepcional, y (b) la participación de las familias en la vida cotidiana de la entidad. Se espera que esta investigación ayude a comprender la participación de la familia en la asistencia a lo excepcional, así como identificar y caracterizar las prácticas dirigida a las familias.

Palabras clave Historia de la Psicología, prácticas, familia, persona excepcional.

A presente pesquisa objetivou analisar a influência do diagnóstico tardio na saúde mental de pessoas autistas a partir de seus relatos de experiências. Trata-se de uma pesquisa de relato de experiência em primeira pessoa. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que o diagnóstico tardio influenciou positivamente a vida de duas pessoas autistas, no sentido de favorecer o autoconhecimento, acolhimento, melhoria da autopercepção, busca por ajuda profissional, adaptações de vida e redução dos prejuízos inerentes aos sintomas e suas comorbidades. Os traços, que acompanham toda a história de vida de pessoas da comunidade, podem prejudicar diversas áreas, tais como a vida pessoal, profissional e acadêmica, bem como as relações interpessoais. Por fim, o apoio dentro da comunidade, pode influenciar na busca por ajuda profissional, no processo de percepção dos sintomas e na construção de vínculos.

Palavras-chave Diagnóstico tardio, psicologia, saúde mental, Transtorno do Espectro Autista.

This research aimed to analyze the influence of late diagnosis on the mental health of autistic people, based on their experience reports. This is a first-person experience report study. At the end of the research, it was possible to see that late diagnosis positively influenced the lives of two autistic people, in the sense of favoring self-knowledge, acceptance, improvement of self-perception, search for professional help, life adaptations and reduction of the harm inherent to symptoms and their comorbidities. The traits, which accompany the entire life history of people in the community, can harm several areas, such as personal, professional and academic life, as well as interpersonal relationships. Finally, support within the community can influence the search for professional help, the process of perceiving symptoms and the construction of bonds.

Keywords Delayed diagnosis, psychology, mental health, Autism Spectrum Disorder.

Esta investigación tuvo como objetivo analizar la influencia del diagnóstico tardío en la salud mental de personas autistas, a partir de sus relatos de vivencias. Esta es una investigación de informe de experiencia en primera persona. Al final de la investigación, se pudo constatar que el diagnóstico tardío influyó positivamente en la vida de dos personas autistas, en el sentido de promover el autoconocimiento, la aceptación, mejorar la autopercepción, buscar ayuda profesional, adaptaciones de vida y reducir el daño. inherentes a los síntomas y sus comorbilidades. Los rasgos, que acompañan toda la historia de vida de las personas de la comunidad, pueden perjudicar varios ámbitos, como la vida personal, profesional y académica, así como las relaciones interpersonales. Finalmente, el apoyo dentro de la comunidad puede influir en la búsqueda de ayuda profesional, el proceso de percepción de síntomas y construcción de vínculos.

Palabras clave Diagnóstico tardio, psicologia, salud mental, Trastorno del Espectro Autista.

As condições de trabalho dos policiais podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais como ansiedade, depressão e estresse. Este estudo investigou a presença de sintomas de estresse, depressão e ansiedade em policiais civis do Estado de Minas Gerais. Foi utilizado um questionário sociodemográfico on-line e a Escala de Sintomas Depressivos, Ansiosos e Estresse (DASS-21). 108 policiais participaram da pesquisa. Os participantes eram predominantemente homens (73,15%), com idades entre 31 e 40 anos, casados (68,52%), com filhos (68,52%) e com ensino superior (92,59%). A maioria dos participantes apresentava sintomas de estresse (59,92%), seguido por sintomas depressivos (59,25%) e ansiedade (54,62%). Os participantes que usavam ou já utilizaram medicamentos psicotrópicos apresentaram pontuações mais altas em todos os sintomas.

Palavras-chave Ansiedade, depressão, estresse, condições de trabalho, polícia civil.

The working conditions of police officers can contribute to the development of mental disorders such as anxiety, depression, and stress. This study investigated the presence of symptoms of stress, depression, and anxiety in civil police officers in the State of Minas Gerais. An online sociodemographic questionnaire and the Depressive, Anxiety and Stress Symptoms Scale (DASS-21) were used. A total of 108 police officers participated in the study. The participants were predominantly male (73.15%), aged between 31 and 40, married (68.52%), with children (68.52%), and with higher education (92.59%). The majority of the participants exhibited symptoms of stress (59.92%), followed by depressive symptoms (59.25%) and anxiety (54.62%). Individuals who had previously used or were currently using psychotropic medication exhibited higher scores for all symptoms.

Keywords Anxiety, depression, stress, work conditions, civil police.

Las condiciones de trabajo de los policías pueden contribuir al desarrollo de trastornos mentales como la ansiedad, la depresión y el estrés. Este estudio investigó la presencia de síntomas de estrés, depresión y ansiedad en policías civiles del Estado de Minas Gerais. Se utilizó un cuestionario sociodemográfico online y la Escala de Síntomas de Depresión, Ansiedad y Estrés (DASS-21). Participaron en la investigación 108 policías. Los participantes eran predominantemente hombres (73,15%), con edades comprendidas entre los 31 y los 40 años, casados (68,52%), con hijos (68,52%) y con estudios superiores (92,59%). La mayoría de los participantes presentaban síntomas de estrés (59,92%), seguidos de síntomas depresivos (59,25%) y ansiedad (54,62%). Los participantes que utilizaban o habían utilizado medicación psicotrópica tenían puntuaciones más altas en todos los síntomas.

Palabras clave Ansiedad, depresión, estrés, condiciones de trabajo, policía civil.

Buscamos compreender a relação entre as políticas neoliberais desenvolvidas no ocidente e o processo cada vez mais presente da medicalização da vida. Investigamos as maneiras pelas quais a medicalização historicamente se atrelou a tecnologias de poder que visavam ao controle social, tanto a nível individual como em termos da espécie humana. Atuando de maneira performativa nas subjetividades contemporâneas, o neoliberalismo molda e influencia nossas ideias, identificações e visões de mundo, aliando-se a uma biopolítica que, partindo do campo da medicina, mas se aliando a outros campos do conhecimento, vai atuando de forma onipresente em nossas vidas, promovendo o controle da vida em várias instâncias da condição humana, delimitando o que entendemos por normal e anormal, impactando em como percebemos a saúde e os transtornos mentais.

Palavras-chave Neoliberalismo, medicalização, saúde mental, subjetividade.

We seek to understand the relationship between the neoliberal policies developed in the West and the increasingly present process of the medicalization of life. We investigate the ways in which medicalization has historically been linked to technologies of power aimed at social control, both at the individual level and in terms of the human species. Acting in a performative way on contemporary subjectivities, neoliberalism molds and influences our ideas, identifications and worldviews, combining with a biopolitics that, starting in the field of medicine, but combining with other fields of knowledge, acts omnipresently in our lives, promoting the control of life in various instances of the human condition, delimiting what we understand by normal and abnormal, impacting on how we perceive health and mental disorders.

Keywords Neoliberalism, medicalization, mental health, subjectivity.

Buscamos comprender la relación entre las políticas neoliberales desarrolladas en Occidente y el cada vez más presente proceso de medicalización de la vida. Investigamos las formas en que la medicalización ha estado historicamente vinculada a tecnologías de poder orientadas al control social tanto a nivel individual como de la especie humana. Actuando de forma performativa sobre las subjetividades contemporáneas, el neoliberalismo moldea e influye en nuestras ideas, identificaciones y cosmovisiones, aliándose con una biopolítica que, partiendo del campo de la medicina, pero aliándose con otros campos del saber, actúa de forma omnipresente en nuestras vidas, promoviendo el control de la vida en diversas instancias de la condición humana, delimitando lo que entendemos por normal y anormal, impactando en cómo percibimos la salud y los trastornos mentales.

Palabras clave Neoliberalismo, medicalización, salud mental, subjetividad.

Consequências psicológicas em casos de ausência ou abandono paterno na infância

Denis Spaler1; Kathllen Machado de Oliveira2; Kesia Gabrielle Rodrigues Ribeiro3; Eugênio Pereira de Paula Junior4

A presente pesquisa se dedicou à investigação dos efeitos da ausência ou abandono paterno na infância, bem como as consequências que afetaram o desenvolvimento destas crianças, hoje adultas. A metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa de caráter exploratório descritivo, com delineamento de estudo transversal e técnica de revisão bibliográfica. A amostra foi composta por acadêmicos de ensino superior em Curitiba - PR que vivenciaram abandono ou ausência paterna. Na coleta de dados, obteve-se um total de 407 respostas. Destas, 135 acadêmicos relataram ter vivenciado a ausência ou abandono paterno na infância, correspondendo 33,17% da população pesquisada. Os resultados destacam que a falta paterna tem grande impacto no desenvolvimento da afetividade da criança, causando alterações nos sentimentos, emoções e comportamento. Além disso, essa falta pode desenvolver medo, insegurança, baixa autoestima, raiva, culpa e autocobrança, assim como problemas de saúde, podendo influenciar toda a trajetória de vida do indivíduo e seus relacionamentos, afetando sua saúde mental.

Palavras-chave Paternidade, ausência, abandono, infância, saúde mental.

This research was dedicated to investigating the effects of paternal absence or abandonment, as well as the consequences that affected the development of these children, who are now adults. The methodology adopted was quantitative exploratory descriptive research, with a cross-sectional study design and a bibliographic review technique. The sample consisted of higher education students in Curitiba - PR who had experienced paternal abandonment or absence. Data collection yielded a total of 407 responses. Of these, 135 students reported having experienced paternal absence or abandonment in childhood, corresponding to 33.17% of the population surveyed. The results show that paternal absence has a major impact on the child's emotional development, causing changes in feelings, emotions and behavior. In addition, this lack can lead to fear, insecurity, low self-esteem, anger, guilt and self-blame, as well as health problems, which can influence the individual's entire life trajectory and relationships, affecting their mental health.

Keywords Fatherhood, absence, abandonment, childhood, mental health.

Esta investigación se dedicó a indagar los efectos de la ausencia o abandono paterno, así como las consecuencias que afectaron el desarrollo de esos niños, hoy adultos. La metodología adoptada fue la investigación cuantitativa exploratoria descriptiva, con diseño de estudio transversal y técnica de revisión bibliográfica. La muestra estuvo constituida por estudiantes de enseñanza superior de Curitiba - PR que habían sufrido abandono o ausencia paterna. La recolección de datos arrojó un total de 407 respuestas. De ellas, 135 estudiantes relataron haber experimentado ausencia o abandono paterno en la infancia, lo que corresponde al 33,17% de la población encuestada. Los resultados muestran que la ausencia paterna tiene un gran impacto en el desarrollo emocional del niño, provocando cambios en los sentimientos, las emociones y el comportamiento. Además, esta ausencia puede provocar miedo, inseguridad, baja autoestima, ira, culpa y autoinculpación, así como problemas de salud, que pueden influir en toda la trayectoria vital del individuo y en sus relaciones, afectando a su salud mental.

Palabras clave Paternidad, ausencia, abandono, infancia, salud mental.

O presente artigo visa a examinar as possibilidades e os limites do ensino/transmissão da Psicanálise nas universidades, tencionando os debates contemporâneos em torno da criação de um curso de graduação em Psicanálise e as recorrentes tentativas de regulamentá-la. Considerando as contribuições de Freud e Lacan e de comentadores do tema, como Roudinesco, Miller, Calligaris, Quinet, Mezan e Jorge, buscou-se analisar questões pertinentes ao debate empreendido. O primeiro ponto de relevância abordado toca questões relativas à ética e à técnica que orientam a Psicanálise. O segundo tópico pretende identificar o que está em jogo no tocante à formação de um psicanalista. O terceiro argumento delimita o que particulariza o ensino/transmissão da Psicanálise, estabelecendo uma incursão, especialmente, pelos discursos do mestre, do universitário e do analista, e delimitando posições antagônicas no laço social. Por fim, visando ao objetivo de enodar as questões anteriores, ponderou-se a respeito de quais poderiam ser as relações cabíveis entre a Psicanálise e a universidade.

Palavras-chave Ensino, transmissão, Psicanálise.

The present article aims to examine the possibilities and limits the teaching/transmission of Psychoanalysis in universities, intending to contemporary debates around the creation of a graduation in Psychoanalysis, and the recurrent attempts to regulatory. Considering the contributions of Freud and Lacan and commentators on the subject, such as Roudinesco, Miller, Calligaris, Quinet, Mezan and Jorge, we sought to analyze issues relevant to the debate undertaken. The first relevant point raised touches on questions regarding the ethics and technique that guide Psychoanalysis. The second topic intends to identify what is at stake when it comes to the formation of a psychoanalyst. The third argument delimits what particularizes the teaching/transmission of Psychoanalysis, establishing an incursion, especially, by the discourses of the master, the university student and the analyst, and delimiting antagonistic positions in the social bond. Finally, in order to answer the previous questions, we pondered the possible relations between Psychoanalysis and the university.

Keywords Teaching, transmission, Psychoanalysis.

El presente artículo pretende examinar las posibilidades y los limites, de la enseñanza/transmisión del Psicoanálisis en las universidades, con la intención de debates contemporáneos en torno a la creación de un curso de graduación en Psicoanálisis y los recurrentes intentos de regularla. Considerando las aportaciones de Freud y Lacan y comentaristas del tema, como Roudinesco, Miller, Calligaris, Quinet, Mezan y Jorge, intentamos analizar cuestiones pertinentes para el debate emprendido. El primer punto de relevancia abordado se refiere a cuestiones relativas a la ética y la técnica que guían el Psicoanálisis. El segundo tema pretende identificar lo que está en juego en la formación de un psicoanalista. El tercer argumento delimita lo que particulariza la enseñanza/transmisión del Psicoanálisis, estableciendo una incursión, especialmente, por los discursos del maestro, la universidad y el analista, y delimitando posiciones antagónicas en el lazo social. Por último, para responder a las preguntas anteriores, reflexionamos sobre las posibles relaciones entre el psicoanálisis y la universidad.

Palabras clave Enseñanza, transmisión, Psicoanálisis.

Centro Universitário Presidente Antônio Carlos / UNIPAC Barbacena-MG


Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Socioeducacional / PRODIS
https://revistamental.unipac.br
E-mail: revistamental@unipac.br
Tel.: (32) 3339-4967